Fortes desilusões por ideias fracas


Aos 15 anos iniciava a época áurea da minha rebeldia, mesmo não sendo reconhecida como tal. Hoje eu vejo como era meio patética essa minha atitude. Ok, eu não gosto da minha família, então vou me revoltar. Esta é uma situação até previsível. Só que no meu caso, a principal pessoa que eu quis atingir, não sabia de 10% das coisas que eu fazia. No final das contas, foi uma revolta contra eu mesma.

Esse não foi o único paradoxo do meu pseudo-engajamento. Por muito tempo lamentei a falta de atenção que meus pais direcionavam a mim. Achei que ao optarem por priorizar o trabalho – ou melhor dizendo, o acúmulo de bens – não deram espaço para que eu pudesse me destacar mais em suas vidas. Assim, um tanto contaminada pelos ideais anarquistas, condenei de todas as formas a “ditadura do capital”. Discursos assim soavam como doces melodias, mas quando caía no campo experimental, deixava que a hipocrisia conduzisse minhas atitudes. Era assim: a burguesinha aqui queria parecer mais madura e por isso saía de taxi para as baladas de cinquenta reais só a portaria. Consumia vários drinks, bem como algumas drogas, e voltava para casa com raiva pelo pai ainda não ter chegado em casa. Penso que menos pior seria se eu tivesse gastado todo esse dinheiro em camisetas do Che…

Logo deixei minha ingênua militância. Absolvi, temporariamente, o dinheiro da culpa pela minha juventude conturbada. Por outro lado, direcionei mais acusações para condenar meus pais. E com certeza eu teria sentenciado os réus a duras penas, se ao menos estivessem presentes no julgamento…

(Sobre a autora, clique aqui)

Um comentário sobre “Fortes desilusões por ideias fracas

Compartilhe também sua opinião

